Detetive Pikachu é um retorno a infância

Detetive Pikachu é uma ideia genial de trazer os pokemon para o universo dos live actions. Surpreendente, fofo e divertido, o filme consegue dosar a nostalgia das pessoas mais velhas que cresceram com as criaturas e atender ao público alvo que, sim, é infantil! Uma aventura mirabolante que traz a estrela pokemon, Pikachu, num papel inusitado e faz alusão ao longínquo primeiro filme – para quem é da época do MewTwo!

Lançado no último dia 09 (confira os lançamentos de maio/2019), o filme vai contar a história do jovem adulto Tim (Justice Smith), que tem uma vida pacata longe dos pokemon sendo um vendedor de seguros (zzz) até que recebe uma ligação informando da morte de seu pai, Harry Goldman. Tentando entender o que aconteceu com o pai detetive, Tim vai para Ryme City desvendar as coisas mal explicadas desse suposto acidente, com a companhia inesperada do Detetive Pikachu – que fala, e apenas o Tim entende. Nessa aventura, eles descobrem que o buraco é mais embaixo, e o reino pokemon está ameaçado.

Vamos começar diferente e já falar o que tudo mundo quer saber: POKEMON! Eu sou uma pessoa um pouco reticente com live-actions de coisas que funcionam perfeitamente como animadas, então, minha óbvia primeira reação com o anuncio desse filme foi: argh não. Os trailers me conquistaram a ponto de me levar ao cinema e, posso afirmar aos mais narizes tortos com essa situação, é uma GRACINHA e INCRÍVEL. A tecnologia funciona, e os pokemon são bizarramente iguais ao desenho e verossímeis (na medida do possível) aos aspectos reais. O sonho de infância de ter um pokemon gritou dentro de mim, e eu queria demais sair com todos eles debaixo do braço haha. Temos representantes de várias gerações (uns, inclusive, que desconheço), apesar do foco maior nas primeiras, o que enriquece a trama e atinge todo mundo.

Os efeitos especiais realmente me surpreenderam e não causaram qualquer desconforto na experiência, com exceção de um momento ou outro que ficou meio falso, no plano geral, é super bem feito. Detetive Pikachu é inspirado num jogo, que desconheço completamente, mas já tenho alto interesse pois Pikachu de chapéu de detetive é TUDO! É difícil se concentrar no filme com uma coisinha tão expressiva e fofa o tempo todo – no entanto, a voz constante do Ryan Reynolds deu uma desconectada do Pika Pika clássico. O ambiente e a tecnologia utilizadas lembram Jogador Número Um.

detective pikachu cubone

O filme é infantil, apesar do protagonista ser jovem adulto e tudo, a linguagem e a estrutura da história focam num público mais novo. É uma clássica jornada do herói, super dinâmica e que consegue prender o expectador além da fofura dos pokemon, o mistério e a investigação são bem conduzidos e atrapalhados (claro). No entanto, a 1 hora e 44 minutos de duração se mostraram insuficientes para toda a complexidade que foram criando em prol desse dinamismo, então existem uns buracos na história e umas coisas que acontecem e não são razoavelmente explicadas. São muito plot twists, eu os achei bem construídos e interessantes, porém alguns pontos são excessos desnecessários – nada que prejudique a experiência do filme como um todo.

Como falei acima, ele é uma homenagem ao clássico Pokemon Primeiro Filme, no qual todos choramos com Ash e Pikachu, e ficamos horrorizados com o vilão terrível, Mewtwo. Não vou aprofundar nessa narrativa, pois seria um spoiler, mas achei muito carinhoso trazer essa memória tão viva na mente de todos que cresceram com as criaturinhas e foram ao cinema assistir essa história – eu lembro desse momento haha.  Existem alguns fanservices que dão um quentinho no coração e abraçam a origem do universo. Apesar de infantil e ingênuo, o filme desperta muito esse sentimento de nostalgia, e a forma como esse rico universo foi trazido é bem inteligente e me faz desejar um filme mais adulto (o que não deve acontecer) com pokemon.

detective pikachu is so cute
Ele está segurando uma cafézinho, sabe? Pelo amor de Deus, meu coração não aguenta.

Detetive Pikachu é um excelente entretenimento e uma ideia brilhante de reproduzir pokemon num filme live action. É divertido, leve e envolvente do começo ao fim. Aparece um dos meus pokemon favoritos, Cubone, e é perfeito – eu não me aguentei. Acho, sim, que vale a pena o investimento se você foi uma pessoa que cresceu com esses bichinhos adoráveis ou se você tem crianças e pré-adolescente no seu convívio. Um filme fácil de perdoar os defeitos, com um elenco competente (não vou entra na polêmica “cadê os japoneses?”) e que, para quem tem baixas expectativas, pode surpreender de forma bastante positiva.

2 comentários

  1. Olha esse Pikachu, que coisa mais FOFA! Assisti o filme na estréia e dá para dizer com todas as letras que é excelente, atende a proposta que se põe a cumprir. Claro, sendo um filme vontade para o público infantil, não dá para ir na expectativa que o universo tenha envelhecido junto. Mas, ainda assim, é nostálgico!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s