Top 5 – Melhores filmes da Marvel

Acabou! Depois de 11 anos indo fielmente ao cinema a cada estreia do MCU, Vingadores: Ultimato encerra um ciclo que foi, basicamente, toda a minha adolescência e fase jovem adulta. Nesse momento nostálgico, resolvi elencar os meus cinco filmes preferidos.

A primeira fase do MCU – que vai até Vingadores (1), quando vista em retrospecto, evidencia o quanto melhoramos ao longo dos anos. Os filmes que um dia vibrei demais assistindo, hoje eu já fico meio “ata, legal”. Não posso deixar de traçar um paralelo com a minha adolescência, época em que ocorreu a primeira fase – a gente sempre melhora, Marvel, e quando olhamos para atrás é aquilo “foi legal, talvez mudasse umas coisinhas, mas ainda bem que o tempo passa” haha. É nítida a evolução desse universo cinematográfico, como eles foram lapidando os filmes e observando o que funcionava, e o que não. Por isso, apesar de acompanhar desde seu início, a maioria dos aqui presentes são mais recentes.

  1. Vingadores

avengers vingadores

Lançado em 2012, o primeiro filme com um grupo de heróis fez história e conclui o começo de uma era! Eu lembro a hype que senti para assistir a equipe toda em ação. A novidade era contagiante, e, na época, era algo realmente enorme. Ainda um filme completamente dominado pelo homem branco heterossexual, era difícil eu conseguir me enxergar ali, e, como a própria Scarlett Johansson disse: o set exalava testosterona. Superando esse percalço, acho impecável o duelo alienígena e como esse evento continuou a ser referenciado nos outros filmes e, óbvio, o início do apocalipse com a cena pós crédito de Thanos (levemente tosco haha). Pelo imenso carinho que sinto; pela semente de toda a saga épica sendo plantada; por envolver heróis, alienígenas e Nova York – Avengers, esse lugar é seu.

  1. Capitão América – Soldado Invernal

capitão america soldado invernal viuva negra

Esse filme é um grande ponto de virada do MCU. Depois dos sofríveis Homem de Ferro 3 e Thor 2 – estrelas do meu top 5 piores cagadas da Marvel, porque, credo – Soldado Invernal dá um belíssimo impulso no universo e uma luz de esperança na segunda fase que começou péssima haha. Esse filme eleva o nível de complexidade dos roteiros, marca a estreia dos irmãos Russo como diretores (maravilhosos) e desperta meu amor pelo xodozinho Capitão América. O longa é excelente em todos os aspectos: confere mais dinamismo nas relações intrapersonagens fora dos filmes Vingadores e aprofundamento de suas personalidades, oferece plots twists muito bem construídos, cenas de ação sensacionais, enfim, ele é TUDO. Não me canso de assistir, e, por muito tempo, ocupou o pódio dessa lista. Chris Evans, você é perfeito conta comigo pra tudo!

  1. Guardiões da Galáxia

guardiães da galaxia volume 1

Óbvio que a equipe mais louca do universo estaria aqui. Primeiro e mais importante: Gamora. Eu amo a Zoë Saldaña, rainha alienígena e best da Britney Spears em Crossroads, o trabalho da atriz trazendo uma personagem tão impiedosa, determinada e forte é incrível e, finalmente, Viuva Negra divide o fardo de única heroína badass. Além disso, temos um guaxinim porra louca, uma árvore fofura e dois homens divertidos, porém o que tenho a ver, não é mesmo? James Gunn faz mágica com personagens desconhecidos, cria um filme redondinho, divertidíssimo, que sai da fórmula do MCU – tem sua identidade própria! E, claro, a trilha sonora e o timing da edição que não tem defeitos. Foi um encanto imediato por toda a obra e maluquice divertida apresentada e muito bem desenvolvida.

  1. Capitã Marvel

CM 4

Pois é, para a surpresa de muitos, esse filme está aqui, numa posição privilegiada! Fruto de muito estudo e reflexão (confira aqui), a segunda vez que assisti a aventura de Carol Devers foi esclarecedora – ele não é um filme de roteiro sensacional, ou direção que se destaque, mas o crescimento pessoal que adquiri com essa experiência conquistou uma importância imensurável! Depois de 11 fucking anos, Marvel conseguiu, finalmente, atender a gigantesca demanda por uma protagonista feminina. Amo as coadjuvantes apresentadas, mas nós precisávamos desse momento, de Brie Larson sendo poderosíssima e chegando com os dois pés no peito! Fala sobre situações corriqueiras que nós enfrentamos com humor e acidez – toma posição e cria uma personagem além do estereótipo.  Marvel, nesse novo momento, vamos ter mais filmes protagonizados por mulheres né, anja? Esse momento é nosso!!!

  1. Pantera Negra

pantera negra black panther

Para a surpresa de ninguém, eu acredito. Esse é o melhor filme de origem de super-herói que existe e quem discorda, infelizmente, está errado. Com um elenco maravilhoso (em talento e beleza hehe), o filme foi além do imaginável para criar Wakanda – rolou pesquisa e referências mil a cultura africana nas roupas, nos costumes, nos rituais e até mesmo no sotaque – sim, eles CRIARAM um sotaque, que eu ouviria para sempre. O longa conquista com a direção de arte, com a direção e, principalmente, com o roteiro. Ele extrapola o universo dos super-heróis e traz uma discussão sobre o histórico negro nos Estados Unidos, com um vilão tridimensional e que acrescenta muito a história e ao desenvolvimento do próprio mocinho. É perfeito sem defeitos. Uma verdadeira aula de sociologia e como ressignificar uma cultura até em universos fantásticos americanizados. Oscar, né mores? Não canso de exaltar essa obra prima. WAKANDA FOREVER!!

Por fim, gostaria de fazer alguns disclaimers – ou apenas roubar no Top 5 para colocar mais filmes e insistir numa mania péssima que querer me justificar demais.

PicsArt_05-02-11.15.51.jpg

Homem Aranha – De Volta ao Lar: Fiz resenha, eu adoro, meu herói (homem) preferido. Tom Holland é excelente e consegue traduzir o personagem de uma forma leve e divertida. É um filme teen no universo de super herois e nada poderia ser mais legal do que isso, além, é claro, dos já citados TOP 5 hehe. O roteiro e a forma como inciaram, novamente, mais um Homem Aranha nos cinemas foi impecável.

 

PicsArt_05-02-11.20.56.jpg

Doutor Estranho: Antes de Capitã Marvel, sem dúvidas estaria ali. Eu amo Benedict Cumbertbach e ele está perfeito no papel. É um dos heróis mais intrigantes, mexe com magia, misticismo, e o filme todo no estilo Escher me fascina demais. Mas, convenhamos, o personagem é meio babaca, Rachel McAdams nunca foi tão mal aproveitada, assim como Mads Mikkelson. O roteiro joga bem na zona de conforto do estúdio, e o filme é só ok. Eu realmente gosto muito, mas temos que ser francos e ter senso crítico, não é mesmo? Mais do mesmo.

PicsArt_05-02-11.22.34.jpgHomem de Ferro 1: Apesar do carinho imenso que tenho pelo filme, o Homem de Ferro continua sendo um dos heróis menos interessantes para mim – agora que conheço vários outros – e tenho certeza que parte desse apego está relacionado ao excelente match de Robert Downey Jr com o personagem. Toninho, como o chamamos aqui em casa, hoje você vai receber apenas uma menção horrorosa, por ter sido meu anfitrião nesse mundo e perfeito no papel que desempenhou. Manda beijo pra Pepper, ela foi, por muito tempo, uma das minhas personagens preferidas haha.

AI MEU DEUS, e Guerra Infinita e Ultimato? VOCÊ NÃO GOSTOU? Nem filme isso é, né, gente haha, eu amei 3000, e, por essa questão, resolvi não colocar. Eles são, obviamente, os melhores do universo e tem uma carga emocional para mim que não cabe em uma simples lista de TOP 5 haha. Aqui eu conto mais sobre essa experiência.

E você? Qual seu TOP 5 filmes Marvel Studios? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s